lia sophia

Cantora, compositora e instrumentista, Lia Sophia nasceu em 1978 na Guiana Francesa e aos dois anos de idade veio para o Brasil. Cresceu em Macapá e aos seis anos já era solista da Igreja. Os primeiros acordes ao violão surgiram aos nove anos por influência da mãe. Nascida em uma família de músicos, conviveu com diversos estilos musicais, do gospel ao brega, do bolero ao zouk, merengue, além das fortes influências do carimbó e do marabaixo, ritmos típicos da região norte. Aos 17 anos apaixona-se pela MPB e inicia sua carreira como intérprete.

 

Em agosto de 2005, lançou seu primeiro Álbum LIVRE.  Experimental e contemporâneo, inaugura a trajetória da artista como compositora e grande intérprete. Com este disco, Lia viajou por várias cidades da região norte, recebeu o prêmio de “Cantora Revelação” no XXI Baile dos Artistas, fez shows ao lado de grandes nomes da música paraense como Nilson Chaves, Jane Duboc, Fafá de Belém; abriu shows de artistas como Maria Rita, Zeca Baleiro e Vanessa da Mata.

 

O mais recente álbum da artista chama-se LIA SOPHIA e foi lançado em setembro de 2013. “O disco é espetacular. Lia mostra a força de sua juventude e sua maturidade. Este trabalho a confirma como uma das melhores cantoras de sua geração”, define o jornalista e produtor musical Nelson Motta, que acompanhou de perto a produção do CD. ‘Lia Sophia’ traz 14 faixas repletas de sensualidade. Mescladas às inovações de elementos eletrônicos, as canções surgem impregnadas de latinidade. Lia faz carimbopop, cumbiasoul e sob a influência do zouk, do brega e das guitarradas coloca todo mundo para dançar. São músicas que falam de temas do cotidiano com leveza e alegria, como faixa no carimbó  pop  “Amor  de  Promoção”,  uma  brincadeira  dançante  e  explosiva  sobre  amores  casuais. Para ouvir e não ficar parado.